By josebr

Nessa página postaremos textos, musicas, vídeos, curiosidades, itens que você parceiro terá interesse em saber!

Envie seu pedido de música, vídeo, imagens, jogos,curiosidades e etc, postaremos aqui, se você tem interesse em saber alguma coisa, poste um comentário que lhe ajudaremos em 5 dias no máximo.

Informamos que não postaremos letras de músicas devido a respeitar os direitos autorais, somente sera postado músicas ou vídeo de sua autoria!!!

Grato pela compreensão!


Contran: Tratores e máquinas agrícolas devem ser registrados e emplacados 20/11/2009

A partir do dia 1º de janeiro de 2010, tratores, colheitadeiras e outros maquinários só poderão trafegar fora da propriedade rural se estiveram registrados e emplacados, conforme estabelece a Resolução nº 281, de 26 de junho de 2008, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A determinação se aplica a todo tipo de máquina, zero quilômetro ou usada, independente do ano de fabricação. O trânsito desses veículos sem o licenciamento e emplacamento a partir do início do ano que vem incorrerá em multa de R$ 191,54 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitiação (CNH).

https://i1.wp.com/www.cidademarketing.com.br/2009/sysfotos/imagensexibicao/noticias/janeiro2010/trator.JPG https://i2.wp.com/revistadeagronegocios.zip.net/images/MF7100CANASITE.jpg

O Detran já está realizando o emplacamento e o registro dos novos. Os proprietários de máquinas agrícolas antigas devem procurar o órgão, a partir do início de 2010, para regularizar a situação. O Detran exige comprovação de propriedade, por meio de nota fiscal ou documento de propriedade. O emplacamento e licenciamento não obrigam o pagamento do IPVA, uma vez que os tratores, colheitadeiras e afins, são automaticamente isentos do pagamento do imposto.

Circular – A Ocepar emitiu uma carta circular nesta sexta-feira (20/11) alertando as cooperativas agropecuárias vinculadas ao Sistema sobre a determinação estabelecida na Resolução 281, do Contran, para que elas possam orientar os cooperados.

Fonte: Ocepar

Contran amplia prazo para emplacamento de
tratores

Deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada no dia 16 de dezembro prorrogou o prazo para a obrigatoriedade de emplacamento de tratores e máquinas agrícolas. A exigência, que entraria em vigor no dia 1º de janeiro, foi adiada para 1º de julho de 2010. Para o deputado Heitor Schuch (PSB) a ampliação do prazo, no entanto, não diminui a preocupação dos agricultores com a medida.

Conforme a Resolução 281/2008 do Contran, todos os tratores e máquinas agrícolas novos deverão vir com o Certificado de Registro de Veiculo (CRV), mesmo tipo de documentação dos automóveis. Para circularem fora da propriedade rural também deverão apresentar, além da placa,  extintor de incêndio, luz de freio, farol alto e baixo, pisca-pisca e porte obrigatório do documento. Schuch lembra que essas exigências estavam previstas desde a criação do Código Brasileiro de Trânsito, em 1997, mas durante todo esse tempo o  Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais conseguiu evitar sua aplicabilidade. “Essa legislação certamente foi elaborada  por quem não conhece o setor agrícola e sem nenhuma discussão com os principais atingidos, os produtores rurais”.

Schuch alerta ainda que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) já está realizando estudos com o objetivo de estender essas exigências também para os tratores usados, o que seria inviável para a grande maioria dos agricultores cujas máquinas não dispõem dos equipamentos obrigatórios e sequer nota fiscal de compra, documento para comprovar a propriedade.  Outra preocupação é com o seguro obrigatório e a taxa de IPVA, que hoje estão isentos, mas que, uma vez emplacados, a qualquer momento o governo estadual pode passar a cobrar. “Os tratores somente circulam em vias públicas esporadicamente, em especial entre lavouras ou para transportar algum produto, não se justificando a necessidade de emplacamento”, argumenta Schuch.

Matéria retirado de :http://www.jusbrasil.com.br/politica/4404547/contran-amplia-prazo-para-emplacamento-de-tratores

GRUPO PARANAENSE HAULIN

É um grupo criado para o entreterimento dos jogadores da série 18 wheels of steel haulin, para se juntar ao grupo e começar a trabalhar virtualmente  basta clicar aqui e fazer o cadastro, feito o cadastro dentro de 3 ou 4 dias chegara em seu e-mail um pequeno teste bem rápido e fácil, esperamos você la com a gente.

Realidade Map Sul

O projeto que promete ser incrível, RMS(realidade map sul) deve sair neste domingo 30/05/2010, depois de 8 meses de luta e ajuda de muitos parceiros neste tão esperado projeto finalmente vem ser lançado.

O mapa no inicio era para ser somente uma parte da região do paraná, como foi o pedido de um membro da comunidade, não é atoa que seu nome antigo era MAPA REGIÃO PR, como a idéia se estendeu, criando cidades do paraná, mato grosso do sul, santa catarina,são paulo  e Paraguay, seu nome foi mudado para REALIDADE MAP SUL.

O mapa foi feito através de mapas rodoviários e pelo google maps, ou seja, é possivel andar no mapa pelo google maps, o mapa do notebook do jogo, ficou muito grande e não é possivel visualiza-lo por completo, mas para que o jogador não fique rodando atoa sem saber para onde ir, tem tambem a opção do mapa de mão que é um arquivo de imagem que pode ser impresso.

O RMS contem muitos models de diferentes categorias, alguns feito pela equipe do mapa, outros retirados de outros mapas ou mods do tipo, todos com autorização de uso.

versão beta by:José Caetano Marandola

Informações sobre O REALIDADE MAP SUL

*************************************************************

Quem inventou o computador?

https://i1.wp.com/1.bp.blogspot.com/_RmJXE3dwb8s/SQn2Nnx_sSI/AAAAAAAAAYY/wizpPhcn1hg/s320/computador.jpg

O computador é uma invenção sem inventor.   Ao contrário de muitas novidades, que alguém com nome, sobrenome e atestado de vacina desenvolveu em laboratório, ou descobriu por acaso, o computador sempre foi um aperfeiçoamento constante de idéias anteriores.   Muitas vezes, nada acontecia durante séculos, até alguém dar o passo seguinte;   e alguns desses passos foram gigantescos.
Nos dias mais recentes, acrescentamos à indústria da invenção a indústria da obsolescência planejada e a criação de uma famosa teoria baseada na idéia de que a capacidade de memória e gestão dos computadores dura apenas 1 ano – e que neste período novas máquinas são inventadas, tornando as anteriores carroças medievais.
Como surgiu?
Por volta de 1617, o matemático John Napier inventou uma máquina construída com cilindros de ossos, que permitia a realização de multiplicações, divisões e raízes simples, que ficaria conhecida como os “Ossos de Napier”.   Com a invenção dos logaritmos por J.Napier, construí-se a primeira régua de cálculo.
Blaise Pascal (1623-1662), geômetra francês, escritor, filósofo e cientista, após dois anos de trabalho, inventou, em 1642, uma máquina calculadora para ajudar o próprio pai nos cálculos dos impostos.   A Pascalina (assim chamada) funcionava praticamente como um moderno adâmetro ou um medidor de luz, executando adições e subtrações e permitindo o transporte de números. Assim como aconteceu com o ábaco, a máquina de Pascal foi submetida a uma série de aperfeiçoamentos por diversos matemáticos da época.
Gottfried Von Leibnitz, (1646-1716), filósofo e matemático alemão, a quem se se deve o conceito mônada (= substância simples ativa, indivisível do que todos os corpos são feitos), e um dos fundadores do cálculo infinitesimal, aperfeiçoou a idéia de Pascal, construindo em 1671, uma máquina calculadora que executava multiplicações e divisões.   Com a invenção do lápis, da caneta e das réguas de cálculo, surgiu uma infinidade de meios de registrar, calcular e processar dados.
Mas uma idéia revolucionária, que, bem mais tarde, levaria à invenção do programa, surgiu com a era industrial.   Em 1804, Joseph Marie Jacquard inventou o tear automático Jacquard, as primeiras fichas perfuradas, por cujos orifícios passava a corrente elétrica para o trabalho de computar.
Em 1822, o inglês Charles Babbage (1792-1871) realizou um protótipo de máquina diferencial para construir as tábuas logarítmicas.
Isto convenceu as autoridades britânicas a encorajar e subvencionar as suas pesquisas, visando à construção de uma máquina capaz de executar cálculos mais complexos.   Babbage, ajudado pela sua companheira, trabalhou anos a fio e evenenou sua existência no projeto e realização da máquina analítica (com memória e capacidade de programação, embora totalmente por processos mecânicos) que, mesmo impecável como projeto, nunca chegou a funcionar devido às limitações objetivas da tecnologia de então.
A máquina analítica de Babbage, mesmo tendo sido um sonho irrealizado, é considerada o primeiro computador da história, porque a sua programação devia ser feita por fichas perfuradas para cálculos sempre diferentes e tinha uma memória, se bem que limitada.
Mais ou menos na mesma época, estabeleceram-se os fundamentos de álgebra binária, base da informática.   A elaboração da álgebra binária deve-se ao inglês George Boole (1815-1864).
As necessidades reais de processamento de grandes volumes de dados que conduzem ao surgimento dos principais dispositivos de cálculo aritmético.   Em 1880, nos EUA, o recenseamento da população foi elaborado por processos manuais, pelo que demorou sete anos e meio a ser divulgado o resultado, Herman Hollerith, funcionário do departamento de recenseamento, teve a idéia de conceber uma máquina que, através de processos electromecânicos, tratasse um conjunto de cartões perfurados onde seriam registrados os dados.   Assim, no recenseamento de 1890, a máquina de Hollerith permitiu resultados em cerca de três anos.
O sucesso desta invenção foi tal que Holletith criou uma companhia para a produção em série do seu invento, a Tabulating Machine Company que, mais tarde, associando-se a outras empresas deu origem à Internacional Business Machines Corporation (IBM).
A invenção da válvula termoiônica e dos primeiros sistemas de memorização magnética, nas primeiras décadas do nosso século, prepararam o terreno para o nascimento do verdadeiro calculador.
Em 1935, A IBM construiu a primeira máquina de escrever elétrica, cujos componentes possibilitaram o desenvolvimento de enorme variedade de equipamentos para escritório.
Apesar de ser um dos maiores contra-sensos da humanidade, as guerras têm sido uma espécie de dínamo tecnológico:   novidades que demorariam anos para surgir em tempos de paz acabam sendo antecipadas pela urgência da vitória (ou o pavor da derrota).   Foi durante a Segunda Guerra Mundial (1938-1945) que a ciência da computação deu seu salto definitivo.

*****************************************************

Salto de Sete Quedas

https://i0.wp.com/www.moderna.com.br/moderna/didaticos/projeto/2006/1/imagem/006_tema1bim.jpg

O Salto de Sete Quedas (também chamado Salto Guaíra) era a maior cachoeira do mundo em volume de água, que desapareceu com a formação do lago da Usina hidrelétrica de Itaipu. No entanto resquícios delas aparecem quando o nível de água da usina está baixo. Apesar do nome, eram constituídas por 19 cachoeiras principais, sendo agrupadas em sete qrupos de quedas, porém há quem diga que eram constituídas de mais de trezentas cachoeiras. Recordistas mundiais em volume d’água, as Sete Quedas eram o principal atrativo turístico de Guaíra, cidade que, à época, chegou a ter 60 mil habitantes, rivalizando em importância com as cataratas de Foz do Iguaçu. À época, Guaíra era um dos destinos brasileiros mais visitados por estrangeiros. Atualmente, a população da antiga cidade real espanhola é inferior a 30 mil habitantes.

https://i1.wp.com/planetasustentavel.abril.com.br/img/ft_catarata7.gif

Quando da construção da usina hidrelétrica de Itaipu, ocorreu uma supervisitação ao parque nacional das sete quedas.Milhares de pessoas, de todas as partes do Brasil e do Mundo, iam à Guaíra para presenciar os últimos dias das Sete quedas. Devido à superlotação, em 17 de Janeiro de 1982 ocorreu a queda da ponte Presidente Roosevelt, que dava acesso ao salto 19, tendo como consequência a morte de 32 pessoas. No entanto, 6 pessoas sobreviveram, salvas por pescadores de Guaíra. A investigaçao apontou para uma dupla causa: primeiro, a falta de cuidado com a manutenção das pontes sob a presunção de que em breve as Sete Quedas seriam inundadas; e depois, o aumento descontrolado da visitação, pois todos queriam ver os saltos antes de seu desaparecimento para a formação do lago de Itaipu.

Às vésperas da inundação, uma grande manifestação ocorreu no parque nacional das Sete Quedas. Centenas de pessoas se reuniram e realizaram o “QUARUP”, um ritual indígena em memória das sete quedas.

Em 13 de outubro de 1982, o fechamento das comportas do Canal de Desvio de Itaipu começou a sepultar, com as águas barrentas do lago artificial, um dos maiores espetáculos da face da Terra: as Sete Quedas do Rio Paraná ou “Saltos del Guaíra”.

Durante a inundação, os moradores de Guaíra iam até a beira do rio para se despedirem das Sete Quedas. Foi uma época muito triste, segundo pessoas que vivenciaram esta tragédia de perto. O inundamento das Sete Quedas durou apenas 14 dias, pois ocorreu em uma época de cheia do rio Paraná, e todas as usinas hidrelétricas acima de Itaipu abriram suas comportas, contribuindo com o rápido enchimento do lago.

Portanto, em 27 de outubro de 1982 o lago estava formado e as quedas, afogadas. Nos dias seguintes ao alagamento, apenas as copas das árvores ficavam acima do nível do rio, uma cena um tanto deprimente, pois pareciam “mãos pedindo socorro”.

De acordo com levantamentos altimétricos a primeira ponte – a do Saltinho – ficava a 204 metros acima do nível do mar, o que significa que o lago formado pela represa de Itaipú, ao atingir sua cota que é de 220 metros acima do nível do mar, deixou esta ponte sob 16 metros abaixo da lâmina d’água.

Link:

Em 1982, às vésperas dos 80 anos, o poeta Carlos Drummond de Andrade expressou sua inconformidade com a destruição do Salto de Sete Quedas, um patrimônio natural do Brasil e da humanidade.

Na edição de 9 de setembro, quando afinal se anunciava o fechamento das comportas para a criação do lago da hidrelétrica de Itaipu, Drummond publicou este poema no Jornal do Brasil. Em letras grandes, os versos ocuparam uma página inteira, a capa do Caderno B:

Sete quedas por mim passaram, e todas sete se esvaíram. Cessa o estrondo das cachoeiras, e com ele a memória dos índios, pulverizada, já não desperta o mínimo arrepio. Aos mortos espanhóis, aos mortos bandeirantes, aos apagados fogos de Ciudad Real de Guaira vão juntar-se os sete fantasmas das águas assassinadas por mão do homem, dono do planeta.

Aqui outrora retumbaram vozes da natureza imaginosa, fértil em teatrais encenações de sonhos aos homens ofertadas sem contrato. Uma beleza-em-si, fantástico desenho corporizado em cachões e bulcões de aéreo contorno mostrava-se, despia-se, doava-se em livre coito à humana vista extasiada. Toda a arquitetura, toda a engenharia de remotos egípcios e assírios em vão ousaria criar tal monumento.

E desfaz-se por ingrata intervenção de tecnocratas. Aqui sete visões, sete esculturas de líquido perfil dissolvem-se entre cálculos computadorizados de um país que vai deixando de ser humano para tornar-se empresa gélida, mais nada.

Faz-se do movimento uma represa, da agitação faz-se um silêncio empresarial, de hidrelétrico projeto. Vamos oferecer todo o conforto que luz e força tarifadas geram à custa de outro bem que não tem preço nem resgate, empobrecendo a vida na feroz ilusão de enriquecê-la. Sete boiadas de água, sete touros brancos, de bilhões de touros brancos integrados, afundam-se em lagoa, e no vazio que forma alguma ocupará, que resta senão da natureza a dor sem gesto, a calada censura e a maldição que o tempo irá trazendo?

Vinde povos estranhos, vinde irmãos brasileiros de todos os semblantes, vinde ver e guardar não mais a obra de arte natural hoje cartão-postal a cores, melancólico, mas seu espectro ainda rorejante de irisadas pérolas de espuma e raiva, passando, circunvoando, entre pontes pênseis destruídas e o inútil pranto das coisas, sem acordar nenhum remorso, nenhuma culpa ardente e confessada. (“Assumimos a responsabilidade! Estamos construindo o Brasil grande!”) E patati patati patatá…

Sete quedas por nós passaram, e não soubemos, ah, não soubemos amá-las, e todas sete foram mortas, e todas sete somem no ar, sete fantasmas, sete crimes dos vivos golpeando a vida que nunca mais renascerá.

 (Carlos Drummond de Andrade)

********************************************************

Curiosidades sobre mitologia

1. Mitologia grega

Deuses maiores: Zeus, Hades e Posêidon.

Deuses menores: Atena, Hermes, Apolo, Dionísio, Hefesto, Ares, Afrodite e Ártemis.

Criaturas: Pégasos, Minotauro, Centauro, Mantícora, Hidra, Scylla, Colosso, Medusa, Carcinos, Sentinela, Ciclopes, Leão de Neméia e Quimera.

Titãs: Cronos e Réia.

2. Mitologia Egípcia

Deuses maiores: Rá, Ísis e Set.

Deuses menores: Bast, Ptah, Hator, Sekhmet, Hórus, Osíris, Anúbis, Neftis, Tot.

3. Mitologia Nórdica

Deuses maiores: Tor, Odin e Loki.

Deuses menores: Forseti, Freyja, Bragi, Skadi, Balder, Iyr, Heimdall, Njord e Hel.

4. Heróis e semideuses

Filho de Osíris, Ajax, Agamenon, Amanra, Aquiles, Arkantos, Atlanta, Belerofonte, Brokk, Chiron, Circe, Eitri, Garagarensis, Hércules, Hersir, Hipólita, Jasão, Kamos, Kemsut, Odisseu, Perseu, Polifemo, Reginleif, Setna, Teseu e Theris.

* A pesquisa foi organizada por Iratã Soares de Santana, aluno do 1º Ano do Ensino Médio da Escola Antônio Alcântara Machado, localizada na cidade de São Paulo.

************************************************************

A invenção da Televisão

No mundo atual em que vivemos, estamo acostumados a cada casa que entramos, ou até mesmo cada comodo possuir um aparelho de TV, mas uma pergunta, como surgiu?

Quando o americano G. R. Carey construiu, em 1875, o primeiro aparelho para transmissão de imagens por ondas eletromagnéticas, não imaginou que seu invento fosse causar tanta discussão. Era um dispositivo muito simples, composto de um núcleo de células sensíveis à luz, ligadas por fios a um conjunto de lâmpadas elétricas. Focalizando a imagem de um objeto sobre o conjunto das fotocélulas, o inventor fazia com que cada uma delas regulasse a quantidade de corrente elétrica que enviava à lâmpada correspondente e a variação de luminosidade das várias lâmpadas.

Do momento em que a imagem é captada pela câmara até o momento em que ela aparece no vídeo de um televisor, a quilômetros de distância, decorre apenas uma fração de segundo. Mas neste prazo reduzido acontece muita coisa, que pode ser resumida da seguinte maneira: primeiro, a câmara de TV recolhe as imagens, decompondo-as em sinais elétricos que são mandados para um centro eletrônico – o modulador.

Ali os sinais são “embalados para viagem” sob a forma de ondas, e despachados por via aérea de uma grande antena transmissora. Uma outra antena recebe essa “encomenda” e a encaminha ao aparelho receptor. Esse desfaz a “embalagem”, recompõe os sinais em sua disposição original e finalmente projeta numa tela a reprodução exata da imagem transmitida.

fonte:http://faustomoraesjr.sites.uol.com.br/televisao.htm

**********************************************************************

O Enem 2010 será obrigatório para os alunos da rede pública!

O Enem 2010 será obrigatório para os alunos da rede pública

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – no ano de 2009 passou por muitas modificações e mudanças, mudando completamente tudo o que os alunos e candidatos já sabiam sobre a prova e suas peculiaridades. Com a inovação, além de um novo nome, o Enem Unificado dará maiores chances e oportunidades a todos os alunos que além de testarem seus conhecimentos desejam ingressar em uma faculdade, principalmente as federais.

Com estilo modificando se adequando e igualando a um vestibular de verdade, o novo Enem trouxe novidades para quem faz a prova por querer novas oportunidades e também para os alunos do ensino médio, já que mesmo sendo uma prévia para as notas de processo seletivo de Universidades Federais não deixou de ser um exame de avaliação da qualidade de ensino das escolas brasileiras, nos momentos finais da vida de um estudante prestes a se tornar um universitário.

A grande mudança para estes que estão encerrando os estudos, principalmente para os alunos de escola de pública, é que além das vantagens o Enem agirá como um simulador do vestibular, preparando-os para a hora tão difícil, e a partir de 2010 a prova do Enem passará a ser obrigatória para todos os alunos estudantes do 3º colegial da rede pública de ensino. Segundo o MEC esta é uma grande vantagem para eles, porque poderão aproveitar as oportunidades, testar seus conhecimentos, além de ajudar o Ministério da Educação avaliar melhor o ensino disponibilizado nas escolas estaduais e federais e melhorar o que tiver e ser melhorado.

post retirado de :http://www.guiabrasilblog.com/o-enem-2010-sera-obrigatorio-para-os-alunos-da-rede-publica/

*******************************************************************

O maior caminhão do mundo

Terex Titan – O maior caminhão do mundo, pesa 235 toneladas e quando carregado, pode chegar em até 550! Possui 20 metros de comprimento e 6,9 metros de altura, gigantesco!

Ps.: Post de número 400

post retirado do http://curiosidadesnanet.wordpress.com/2008/08/12/o-maior-caminhao-do-mundo/

*******************************************************

Perícia em destroços de avião que caiu em shopping de Goiânia termina sem encontrar arma

A Polícia Civil de Goiás informou que os trabalhos da perícia no estacionamento do shopping Flamboyant, onde um avião monomotor caiu ontem, foram encerrados na tarde desta sexta-feira, sem que qualquer arma fosse encontrada. A aeronave havia sido roubada por Kleber Barbosa da Silva, 32, que rendeu um piloto no aeroclube de Brasília. Silva e a filha de cinco anos morreram na queda.

Segundo o delegado Manoel Borges de Oliveira, titular do 8º DP de Goiânia, Silva teria usado uma arma para ameaçar o instrutor João Luiz Gonçalves de Sousa Filho no aeroclube, localizado no município vizinho de Luziânia (GO), e roubar a aeronave.

Edvaldo Ayala/Folha Imagem
Destroços do avião que caiu em Goiânia; homem e filha de 5 anos morreram
Destroços do avião que caiu em Goiânia; homem e filha de 5 anos morreram

Em depoimento realizado na manhã de hoje, o instrutor voltou a afirmar que Silva havia pedido por um voo panorâmico, mas, quando entrou na aeronave, mostrou uma arma e obrigou o instrutor a deixar o avião. Ele ainda teria dito: “já matei um hoje, quer ser o próximo?”.

O delegado afirmou que o resultado preliminar da perícia não exclui a hipótese de que Silva portar uma arma. Segundo Oliveira, o rapaz pode ter tido tempo para jogar o objeto do avião, quando sobrevoava a cidade de Goiânia, antes de cair sobre o estacionamento do shopping Flamboyant –o maior da cidade.

Um laudo completo será desenvolvido pela perícia, mas segundo o delegado ainda não há uma previsão para a conclusão. O delegado afirmou que um exame toxicológico foi solicitado para o corpo de Silva, como parte das investigações.

notícia retirado do http://www1.folha.uol.com.br


0 Responses to “Notícias e Curiosidades”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Blog Stats

  • 770,473 hits

5

dezembro 2016
S T Q Q S S D
« abr    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

NOSSOS PARCEIROS

coloque nosso banner em seu site

AMO CAMINHÕES

REALIDADE MAP SUL

trucados e cia

Turbo Louko

Nossa comunidade do orkut

Grupo paranaense

comentários


%d blogueiros gostam disto: